Centro Cultural Africano

O Centro Cultural Africano (CCA) Centro Cultural Africano – Centro de Estudos, Pesquisas e Intercambio da Cultura Africana - Organização não governamental foi criada no Brasil, em 1999 parafortalecer a solidariedade, a ética, a esperança, o talento, o respeito e elevação da autoestima, além de manter vivas as tradições culturais africanas e afrodescendentes no mundo, facultando a sociedade um maior conhecimento de sua contribuição para a formação do Brasil.

Preservar a memória é umas das formas de construir a história e a ligação entre o Brasil e o berço da humanidade. Isso pode ser sentido nas mais diversas manifestações culturais do povo brasileiro, seja na religião, culinária, música, dança, tecidos, e costumes. A África está presente no dia-a-dia e sempre teve grande influência na base cultural do povo brasileiro.

A população brasileira conta com quase 50% de afrodescendentes e nos  últimos  anos  as   questões   relacionadas   ao   debate  racial se tornaram ainda  mais complexas com o sistema  de cota no ensino superior.

Temos como meta manter vivas as tradições culturais africanas e apresentar à sociedade um conhecimento ainda maior da contribuição dos africanos na construção da história do povo brasileiro.

“Valorizar e Resgatar a Importância do Negro na formação do Povo Brasileiro”

Incrementar o nível de intercambio entre Brasil e África, tornando-o mais compatível com a intensidade dos laços existente entre ambos.

Contribuir para a superação das dificuldades de integração social e econômica da raça negra.

Difundir a religiosidade dos povos africanos, contribuindo para a dignificação de seus cultos e religiosidade que é sua própria cultura, levando-os também a recuperar suas raízes e padrões em termo de sensibilidade e pureza.